Prefácio

Last Chance to See

Este livro relata uma série de viagens na qual Mark Carwardine e eu embarcamos em busca de alguns dos animais mais raros do mundo e a beira da extinção, e um ou dois que não correm tanto perigo, mas que logo estarão encrencados se não nos preocuparmos. A viagem para Madagascar ocorreu em 1985, e as demais foram realizadas dentro de um período de cerca de dez meses, entre 1988 e 1989.
O fotógrafo Alain Le Garsmeur foi junto conosco a Madagascar, porém não conseguimos persuadi-lo a abandonar a melhor parte de um ano inteiro para se juntar a nós novamente nas demais viagens, então Mark e eu tiramos todas as fotos que estão nesse livro. Aquelas que ficaram relativamente boas foram o resultado dos conselhos, ajuda e entusiasmo de Alain. As que não ficaram tão boas quanto deveriam, teriam ficado melhores caso ele estivesse lá para tirá-las.
Todas as viagens, exceto aquela para Madagascar, foram gravadas para a Rádio BBC. A produtora da série era Gaynor Shutte. Ela viera conosco para a Indonésia e Nova Zelândia a fim de nos gravar nos campos e ter certeza de que sabíamos basicamente o que estávamos fazendo. Chris Muir fora responsável pelas gravações do áudio em Zaire e na China, e Stephen Faux fizera as gravações nas Ilhas Maurício.
Mark fora o responsável pelas partes difíceis. Ele realizara toda a preparação, organização e pesquisa envolvida na montagem das viagens, e também me ensinou grande parte da singela quantidade que agora sei sobre zoologia, ecologia, e do trabalho de conservação. Tudo o que eu tinha que fazer era comparecer com minhas malas e tentar lembrar o que acontecera por tempo suficiente depois de tudo e escrevê-la.

Douglas Adams, 1990

0 Response to "Prefácio"

Postar um comentário

O Peixe Babel. Tecnologia do Blogger.