Reflexões

“O Monge Elétrico era um aparelho que fora desenvolvido para se economizar esforços, assim como uma máquina de lavar louças ou um vídeo cassete. As maquinas de lavar louças costumavam lavar aquelas louças tediosas para você, evitando assim que você se entediasse lavando-as; os vídeos cassetes assistiam a tediosos programas de televisão por você, evitando assim que você se entediasse em assisti-los; os Monges Elétricos acreditavam nas coisas por você, evitando assim que você tivesse que cumprir uma tarefa que estava se tornando cada vez mais onerosa: a de acreditar em tudo o que o mundo esperava que você acreditasse”.


“O que eu quero dizer é que se você realmente quiser entender algo, a melhor maneira é tentar explicá-la para uma outra pessoa. Isso força você a solucioná-la dentro da sua cabeça. E quanto mais estúpido ou devagar for o seu aluno, mais você terá que fragmentar as ideias em pedaços cada vez menores... O professor geralmente aprende mais do que o aluno. Não é verdade?”


 – Você não faz ideia sobre o que eu ia falar?
 – Não.
 – Oh. Bem, eu acredito que deveria ficar feliz com isso. Se todos soubessem exatamente sobre o que eu ia falar, então não haveria razão para dizer, né?


Trechos extraídos de Dirk Gently's Holistic Detective Agency
Douglas Adams, 1987.

0 Response to "Reflexões"

Postar um comentário

O Peixe Babel. Tecnologia do Blogger.